Temos assistido nos últimos tempos a realização de um número imenso de eventos científicos, muitos deles com qualidade e validade questionáveis, acrescentando pouco para a prática do médico anestesiologista. Contrariando esta tendência global, a SAMG vem se destacando pela excelência e pelo alto nível científico de suas jornadas, simpósios e congressos.
A SAMG criou a Jornada Metropolitana de Anestesiologia, realizada no primeiro trimestre do ano. A JOME é uma jornada pioneira e diferenciada no Brasil, sendo reconhecida como exemplo de evento científico de alta credibilidade, pois é realizada sem o apoio e sem o patrocínio das indústrias farmacêutica e de equipamentos médicos. E por incrível que pareça, é uma Jornada lucrativa para a SAMG. Foi idealizada pela Dra Vera Coelho, que apoia a nossa chapa, com a participação dos Drs. Rodrigo de Lima e Souza, Giuliano Parreira de Oliveira e Vinícius Pereira de Souza, integrantes da Comissão Científica da SAMG na época e, também, de nossa chapa.
As duas últimas JASBs (Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro), realizadas em Belo Horizonte, foram marcadas pelo brilhantismo e consistência do conteúdo científico das palestras e workshops, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade assistencial do Anestesiologista. Em 2007, uma presença marcante em Minas Gerais: Anis Baraka, ícone da anestesiologia mundial esteve presente na JASB. E a JASB de 2011 foi avaliada como excelente pela Dra Nádia Maria Duarte, Presidente da SBA. Os expositores também relataram que há muito não presenciavam uma Jornada em que durante as aulas praticamente ninguém ficava fora dos auditórios, em virtude da qualidade científica das apresentações.
O Sábado de Anestesia foi criado nesta última gestão da SAMG. Trata-se de evento científico realizado em cidades do interior de Minas Gerais, com a abordagem de temas escolhidos previamente pela região sede do evento. Já foram contempladas as cidades de Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares. Fomentar eventos no interior é uma meta de nossa equipe.
Poderíamos ainda citar a qualidade da Jornada Mineira de Anestesiologia, realizadas em Uberlândia e Ouro Preto, com a presença do Dr José Carlos de Almeida Carvalho, atualmente radicado no Canadá. Os cursos de atualização da SAMG, preparatório para as provas da SBA também são um sucesso de público e crítica em nossa especialidade.
“Não basta apenas realizar um evento científico. Ele deverá ter conteúdo e consistência técnica, com conflitos de interesses explícitos para todos. Os temas devem ser abordados de maneira didática e inteligente para consolidar o aprendizado entre os colegas Anestesiologistas. Devemos também estimular a atualização científica por via eletrônica. Esta é uma das metas de nossa equipe para o próximo biênio. Após 6 anos na Comissão Científica da SAMG, estou credenciado a buscar estes novos horizontes para a Anestesiologia Mineira”, afirma Dr Rodrigo de Lima e Souza, candidato à Diretor Científico na chapa número 1, TRANSPARÊNCIA & UNIÃO.