quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NEGOCIAÇÃO COM RESPONSABILIDADE


As negociações entre uma Sociedade de Especialidade como a SAMG e as fontes pagadoras do sistema de saúde, sejam públicas ou suplementares (planos de saúde) não são considerados “jogos de apenas uma rodada”. Após um primeiro momento em que a SAMG expôs com propriedade os problemas de nossa especialidade, torna-se necessário credibilidade, criatividade e inteligência na condução e articulação de nossas reinvidicações. Somente apontar problemas que todos bem conhecem, não confere soluções para as nossas questões, podendo ainda fechar vários canais de negociação.
            Nosso objetivo consiste em articular um trabalho conjunto com as Coopanestes presentes em nosso Estado e entidades médicas, unindo a expertise adquirida ao longo de anos por nossas Cooperativas à credibilidade e reputação da SAMG. A união de esforços conduz ao sinergismo em nossas ações, aumentando a nossa capacidade de mobilização e o nosso poder de barganha.
            Quem já negociou com operadoras de planos de saúde, hospitais e até com outras especialidades médicas sabe que é necessário estratégia profissional e credibilidade nas negociações. Não há espaços para amadorismos. A nossa equipe associa a experiência dos Drs Roberto Paolinelli de Castro (Vice-Presidente do CRM-MG), Alcebíades Víctor Leal Filho (Diretor do Exercício de Defesa Profissional da AMMG), Manoel Pessoa Filho (Sindicato dos Médicos de Montes Claros) e Geraldo Teixeira Botrel (um dos fundadores da Coopanest-MG e ex-presidente da SAMG) com a juventude e credibilidade  dos demais membros de nossa Diretoria.
           Em São Paulo no próximo mês de setembro, haverá uma paralisação em rodízios nas diversas especialidades médicas, em dias programados. Os médicos anestesistas acompanharão a programação destas especialidades, preservando-se os atendimentos de urgência/emergência. O movimento paulista é resultado de uma articulação entre Associação Paulista de Medicina, Cremesp, Sindicatos, Academia e sociedades de especialidades. A luta pela melhoria de honorários e condições de trabalho é uma luta de todos. É dever da SAMG fomentar, com responsabilidade, as negociações em nosso Estado. Acesse nosso site: http://www.samgtransparencia.blogspot.com/ . Confira as nossas propostas. Envie as suas críticas e sugestões para samgtransparencia@terra.com.br
TRANSPARÊNCIA & UNIÃO
“Por novos horizontes para a Anestesia Mineira”

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Credibilidade e alto nível científico dos eventos são marcas atuais da SAMG


            Temos assistido nos últimos tempos a realização de um número imenso de eventos científicos, muitos deles com qualidade e validade questionáveis, acrescentando pouco para a prática do médico anestesiologista. Contrariando esta tendência global, a SAMG vem se destacando pela excelência e pelo alto nível científico de suas jornadas, simpósios e congressos.
            A SAMG criou a Jornada Metropolitana de Anestesiologia, realizada no primeiro trimestre do ano. A JOME é uma jornada pioneira  e diferenciada no Brasil, sendo reconhecida como exemplo de evento científico de alta credibilidade, pois é realizada sem o apoio e sem o patrocínio das indústrias farmacêutica e de equipamentos médicos. E por incrível que pareça, é uma Jornada lucrativa para a SAMG. Foi idealizada pela Dra Vera Coelho, que apoia a nossa chapa, com a participação dos Drs. Rodrigo de Lima e Souza, Giuliano Parreira de Oliveira e Vinícius Pereira de Souza, integrantes da Comissão Científica da SAMG na época e, também, de nossa chapa.
            As duas últimas JASBs (Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro), realizadas em Belo Horizonte, foram marcadas pelo brilhantismo e consistência do conteúdo científico das palestras e workshops, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade assistencial do Anestesiologista. Em 2007, uma presença marcante em Minas Gerais: Anis Baraka, ícone da anestesiologia mundial esteve presente na JASB. E a JASB de 2011 foi avaliada como excelente pela Dra Nádia Maria Duarte, Presidente da SBA. Os expositores também relataram que há muito não presenciavam uma Jornada em que durante as aulas praticamente ninguém ficava fora dos auditórios, em virtude da qualidade científica das apresentações.
            O Sábado de Anestesia foi criado nesta última gestão da SAMG. Trata-se de evento científico realizado em cidades do interior de Minas Gerais, com a abordagem de temas escolhidos previamente pela região sede do evento. Já foram contempladas as cidades de Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares. Fomentar eventos no interior é uma meta de nossa equipe.
            Poderíamos ainda citar a qualidade da Jornada Mineira de Anestesiologia, realizadas em Uberlândia e Ouro Preto, com a presença do Dr José Carlos de Almeida Carvalho, atualmente radicado no Canadá. Os cursos de atualização da SAMG, preparatório para as provas da SBA também são um sucesso de público e crítica em nossa especialidade.
            “Não basta apenas realizar um evento científico. Ele deverá ter conteúdo e consistência técnica, com conflitos de interesses explícitos para todos. Os temas devem ser abordados de maneira didática e inteligente para consolidar o aprendizado entre os colegas Anestesiologistas. Devemos também estimular a atualização científica por via eletrônica. Esta é uma das metas de nossa equipe para o próximo biênio. Após 6 anos na Comissão Científica da SAMG, estou credenciado a buscar estes novos horizontes para a Anestesiologia Mineira”, afirma Dr Rodrigo de Lima e Souza, candidato à Diretor Científico na chapa número 1, TRANSPARÊNCIA & UNIÃO.
            

         

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Propostas da chapa TRANSPARÊNCIA & UNIÃO

CHAPA TRANSPARÊNCIA & UNIÃO

            O trabalho realizado com responsabilidade e compromisso é fundamental para uma sociedade de representatividade como a anestesiologia. Ao longo dos últimos anos, uma gestão coerente e sólida vem sendo implantada na SAMG. Austeridade fiscal, correções de distorções trabalhistas, acessoria jurídica relevante, respaldo e respeito perante a SBA, atividades científicas reconhecidas nacionalmente e integração com as entidades de classe médica, pautam as ações implementadas, objetivando o profissionalismo e o desligamento de atitudes arcaicas e amadoras, que antes figuravam, especialmente antes dos anos 2000.

            Porém, muitas vezes não há a correta análise de tudo isso, por parte de muitos associados. Motivos são inúmeros. O principal, talvez, o desconhecimento do que é feito. E tudo o que é feito está registrado em atas, documentos, assembleias e contratos. A luta por diversos direitos é válida e sempre houve o apoio da SAMG. As reivindicações recentes e o descontentamento partiram do desconhecimento e falta de diálogo responsável. Sendo assim, criamos uma chapa, cujo título mostra claramente, o nosso objetivo: TRANSPARÊNCIA & UNIÃO.

            Somos um grupo que participa efetivamente da vida associativa, com integrantes da atual gestão, combinados com a experiência de ex-presidentes da SAMG e a aquisição e novos colegas com os mesmos ideais de transparência, união e responsabilidade.

            Nossos objetivos para o biênio 2012-2013 são:

            1 – Ratificar a discussão e implementar um plano de estratégias pela melhoria dos honorários médicos,  frente aos planos de saúde e sistemas públicos. Foi criada uma comissão temporária, este ano, para tratar mais diretamente deste assunto, composta inclusive por pessoas que disputam pela oposição, mostrando a abertura da SAMG a todas as ideias.

            2 – Apoio, irrestrito, às COOPANESTs. As nossas cooperativas de especialidade, organizadas e que nos representam e realizam as cobranças de honorários de forma eficiente. Surgiu como um braço financeiro da SAMG e hoje se mostra com reconhecimento nacional por suas atividades cooperativistas. Nossa luta por melhores honorários passa, necessariamente, pela união SAMG-COOPANEST. Só assim, manteremos a força de nossa especialidade.

            3 – Nenhuma área da medicina se sustenta se não há conhecimento científico. O aprimoramento dos anestesiologistas é fundamental, desde os primeiros instantes da residência. E deve continuar por toda carreira. Assim, dividimos em três tópicos tal questão:
3.1  - Reuniões com os residentes são importantes, mas não tudo, para aprimoramentos. Nosso objetivo é uma integração com os CET/SBA de todo o estado, de modo que os responsáveis por eles relatem seus problemas, coloquem suas ideias e as particularidades de cada serviço, objetivando ações efetivas, de maneira global, para que os CETs de Minas Gerais figurem sempre entre os melhores do Brasil, no 1o quartil de avaliação da SBA(apenas dois CETs possuem tal classificação atualmente. Vide: http://www.sba.com.br/educacao/ranking.asp)
3.2   - A educação continuada se faz de modo intenso há anos, em Minas Gerais. A SAMG promove encontros científicos ao alcance de todos os sócios, durante todo o ano. As Jornadas de Anestesiologia ocorrem nos dois semestres do ano. No primeiro, a Metropolitana(JOME) e no segundo, a Mineira(JOMA). Entre elas, o curso já tradicional para as provas da SBA e o programa Sábado de Anestesia, sempre em uma cidade pólo do interior. E a cada 4 anos, temos  a JASB. Além disso, apoio a iniciativas de serviços de anestesiologia com seus encontros e simpósios. Palestras, discussões e workshops fazem parte de toda essa dinâmica e nosso objetivo é manter e aprimorar tal nível de bagagem científica.
3.3   - A Revista Mineira de Anestesiologia conseguiu indexação na base de dados LILACS. Um esforço relevante e fundamental de colegas, que mostraram que a união é a chave para os objetivos da SAMG, pois hoje apoiam diferentemente as duas chapas, mas lutaram juntos para a indexação da Revista. Assim, o apoio aos trabalhos realizados e o seguimento da qualidade desta publicação serão primordiais em nossas metas.

4    –  O Congresso Brasileiro de Anestesiologia de 1997, realizado em BH, foi motivo de discussões que reverberam até os dias atuais. Desde então, a anestesiologia mineira foi relegada ao segundo plano, política e cientificamente. Neste período, outras cidades realizaram ou realizarão o CBA a intervalos menores, como Recife(2001-2014), Porto Alegre(1999-2010) e Fortaleza(1998-2011). Belo Horizonte, 15 anos depois! Assim, o ano de 2012 será de suma importância para a anestesiologia de Minas Gerais e o apoio total ao CBA a ser realizado aqui está mantido em nossos objetivos. O mérito daqueles que trabalharam para reconquistar nosso lugar nacionalmente tem que ser valorizado.

5   - Estreitamento ainda maior das ligações com o anestesiologista do interior, não somente com os eventos já citados em 3.2, mas com o diálogo e conhecimento de suas demandas. Diversos colegas do interior ainda não se filiaram à SAMG. Mostraremos a relevância, as vantagens e os objetivos de nossa sociedade, com o intuito de seu fortalecimento cada vez maior.

      6  - Não há gestão em empresa, sociedade ou entidade que não passe pela responsabilidade fiscal. Este ponto é a base de todo o nosso trabalho. É indubitável, inerente e primordial a completa transparência das contas da SAMG. Somente quem vive o cotidiano de uma instituição como a nossa, sabe o que é gerir recursos e o patrimônio não só de uma pessoa, mas de todos os associados. Em todo mandato, há avaliação das contas e aprovação, ou não, por um Conselho Fiscal. É estatutário. E, em todos esses anos, a responsabilidade tem sido uma regra. Citações de gastos e viagens desnecessários devem conter provas relevantes e objetivas por parte daqueles que as proferem. Não se admitem leviandades, pois podem ter implicações jurídico-legais. Assim, nosso trabalho está em concordância com os princípios da transparência e gestão responsável.

     7  - O momento ímpar que vive a anestesiologia mineira pode se concretizar com a possível eleição do Dr. José Mariano à presidência da SBA. Já reconquistamos o papel da SAMG perante a SBA. E 2012 se mostra bastante promissor. Um presidente mineiro na SBA, após anos de espera, será fundamental para nosso estado. Nosso apoio é inconteste.

     8  – A implementação de um Planejamento Estratégico tem sido uma tendência real em diversas instituições. Só assim, consegue-se uma Gestão de Qualidade para a melhoria geral dos processos internos e organização institucional. Não há mais lugar ao amadorismo. A SBA vem conversando com as diversas regionais, a fim de que estas adotem tal conduta. Algumas já o fizeram. E assim, iniciaremos o processo de Planejamento Estratégico neste biênio.

      9  - A SAMG é um departamento da Associação Médica de Minas Gerais. E como tal, participa de suas prerrogativas. O laço estreito que as une é condição importante para a condução das atividades da nossa especialidade.

     10  – Todas as ações da SAMG são publicadas em seu site, por e-mail e no Boletim de Anestesia, este, um informe oficial, previsto por estatuto. Porém, os atuais acontecimentos na comunicação exigem uma dinâmica maior. Os meios eletrônicos se modificaram e se tornaram fundamentais no nosso mundo. Ampliaremos as divulgações da SAMG, os contatos com a sociedade em geral e com os associados, de modo que todos possam saber, com a mobilidade e velocidade atuais, tudo o que se passa em nossa sociedade. E podendo interagir com mais intensidade.

     11  – As ideias que inspiram nossa chapa vêm de conversas, experiências, atitudes e diálogos entre os integrantes e apoiadores. Mas, obviamente, muitas outras idéias estão com nossos colegas. No biênio 2012-2013, realizaremos consultas para que possamos ouvir sugestões, críticas e demandas. A SAMG sempre esteve disponível para seus associados, vide os últimos meses, em que o embate de ideias se concretizou com total abertura da sociedade. E este enfoque é fundamental, sempre em prol dos objetivos de todos os sócios.

Assim, planejamos tais metas orientados por premissas objetivas e com transparência. A esta palavra, junta-se outra fundamental: união.

Agradecemos pela atenção.


CHAPA TRANSPARÊNCIA & UNIÃO.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CHAPA TRANSPARÊNCIA & UNIÃO

As eleições para o biênio 2012-2013 da SAMG acontecem até 22 de outubro. Dia 27 do mesmo mês serão contados os votos. Após vários anos, poderemos ter eleições com duas chapas em disputa. As inscrições para as chapas encerram-se dia 21 de agosto.
Ideias estão surgindo e sempre são bem vindas, sejam elas oriundas da situação ou da oposição. Tais ideias devem ser colocadas em discussão, analisadas e filtradas para sua melhor utilização por todos. Este pensamento é a base do nosso grupo e assim, poderemos conduzir um processo eleitoral forte, de nível e que leve a uma melhora cada vez maior da nossa sociedade.
Para concorrer, escolhemos o título TRANSPARÊNCIA & UNIÃO. Queremos afirmar assim, nossas condutas, baseadas nessas duas palavras, mostrando nosso objetivo real.
Neste blog, colocaremos nossas ideias, compartilhando com qualquer pessoa da sociedade, apresentando, então, nossa transparência perante a todos.
Assim que a inscrição da chapa TRANSPARÊNCIA & UNIÃO for oficializada, postaremos nossas metas e propostas, sem discurso demagogo e sem promessas levianas. O trabalho e a seriedade serão os principais argumentos de nossos textos.
Obrigado pela atenção.

CHAPA TRANSPARÊNCIA & UNIÃO, eleições 2012-2013.